SEGURANÇA EM REDES

análise de vulnerabilidade em rede wi-fi 802.11












  • o uso das redes sem fio vem sendo cada vez mas difundida com o tempo,seu meio de propagação e o ar,e é através de ondas de radio que as informações e transmitidas  sem requer conexões física para um cliente acessar.Essa tecnologia tem com o propósito de uma maior qualidade de transferência de dados com baixo custo. Os avanços demonstrado nas redes sem fio são extraordinários, no entanto são as ferramentas que garantem a confiabilidade e autenticidade dos dados desta rede que merecem maior atenção. A segurança nas comunicações sem fio ainda é encarada como um requisito passivo a questionamento, e medidas abordadas para garantir a integridade da desinformações estão sendo gradativamente aplicadas, dentre elas dá-se uma atenção especial para os protocolos WEP(Wired Equivalency Privacy), WPA/WPA2 (Wi-Fi ProtectedAccess), apesar de alguns destes protocolos já terem suas falhas conhecidas ainda sim, devem ser aplicados como mais uma alternativa de segurança.   

                                                           REDE WIFI

  • As Redes Wi-fi, apresentam-se como outra opção de transmissão de informações, e operam com os mesmo principio das redes cabeadas, no entanto de forma flexível, seguindo o padrão desenvolvido pelo Institute of Electrical and Eletronics Eginners (IEEE), como 802.11 sendo reconhecido oficialmente em 1997.trazendo comodidade, mobilidade e flexibilidade,são notáveis, variam conforme a necessidade do local onde são implantadas.Contudo ainda há restrições com relação à segurança na transmissão dos dados, pois as vulnerabilidades conhecidas no 802.11 estão sendo explorada de modo constante por pessoas más intencionadas ou por um administrador, que realizam testes, preocupa-se com a integridade de sua rede.Uma configuração bem realizada dos equipamentos da rede é importante para proteger o tráfego existente entre o cliente e a base.

  • Medidas podem ser tomadas para resguardar os dados durante uma transmissão e o uso dos protocolos se segurança e uma destas. O WEP como um destes protocolos, ainda é muito aplicado,mesmo com suas falhas conhecidas. O protocolo WPA, que foi liberado pelo Wi-Fi Aliance devido à quebra da criptografia do WEP, é, mas seguro que o anterior, mas enfrenta o mesmo tipo de problema do seu antecessor.


                                                               TIPOS DE ATAQUE

                                                          ATASQUE DICIONÁRIO
                                   



                                                                      ARP SPOOFING
                                        




BACKTRACK
  • BackTrack é uma distribuição Linux live que roda diretamente de um CD ou pen-drivers que é concentrada na área de segurança da informação e testes de penetração em sistemas ou redes, sendo considerada uma poderosa ferramenta para hackers,auditores e outros profissionais que se preocupam,valorizam e protegem a Segurança dos dados de uma determinada rede.Possui mais de 300 softwares que permite aos administradores de redes realizarem auditorias, e para descobrir possíveis falhas de vulnerabilidade ou ataques. Lembrando que o Backtrack, dependendo do quanto é importante a ética do profissional que esteja à frente de tais informações, pode ser usado de forma indevida ocasionando inconvenientes aos clientes da rede.
KISMET

Curiosidade é pavio na vela da aprendizagem.